Caius Cunha | Osteopata

Graduação em Fisioterapia – Universidade Positivo (2002);

Especialista em Terapia Manual e Postural – Instituto Salgado / Unicesumar;

Formação Internacional em Prática Neurossensorial – Método Villeneueve (PNS);

Formação Internacional em Microfisioterapia;

Quiropraxia Instrumental  (Equilíbrio Neuro Muscular) – Instituto Soulier;

Formação Internacional em Leitura Biológica – Instituto Salgado;

Formação em Psych-K (Básico e Avençado);

Reabilitação Neuromeningea.

Minhas Especialidades:

A Microfisioterapia é uma técnica de terapia manual que através de micro palpações (pequenos gestos) consiste em identificar a causa primária de uma doença ou sintoma (física, emocional ou até química) e estimular a auto cura do organismo, para que o corpo reconheça o agressor e inicie o processo de eliminação e se equilibre novamente.

 

A Microfisioterapia não se opõe a medicina de emergência (medicamentos, cirurgia, reabilitação etc). Trata-se de uma medicina complementar a tradicional, que pode ser realizada em qualquer pessoa, independente da idade ou da patologia. Também atua de forma preventiva. 

A Leitura Biológica é um método baseado na Nova Medicina Germânica que disponibiliza ao indivíduo uma nova visão do seu sintoma ou doença, dentro de uma coerência biológica.

Por meio de observações de sinais e sintomas do paciente é possível compreender a relação entre as emoções e as patologias. Muitas vezes é preciso perceber que um sintoma foi a solução encontrada pelo organismo de adaptar-se ao stress.

 

A terapia consiste ao paciente a tomada de consciência diante do conflito responsável por seus problemas, resultando assim a auto cura do organismo.  

Na vida de cada um de nós sempre temos algo que queremos mudar ou um objetivo que queremos alcançar. Tentamos de várias maneiras e com toda nossa força, mas não atingimos o resultado desejado. Mesmo as mais recentes descobertas da ciência (psicologia, física quântica, neurologia, etc.) confirmam que força de vontade e consciência muitas vezes não são suficientes para obter sucesso. Na verdade as CRENÇAS é que são responsáveis pelo nosso sucesso ou fracasso na vida. Elas regem o espetáculo da nossa vida pessoal, profissional e até mesmo da vida espiritual.

Quando identificamos as crenças que nos limitam e as transformamos em apoiadora, podemos transformar uma história de fracassos em uma história de sucesso.

PSYCH-K é um método simples e direto para identificar e mudar crenças subconscientes auto limitantes, que perpetuam os velhos hábitos de pensamento e comportamento, que você deseja mudar.

 

O PSYCH-K pode ajuda-lo no processo de autotransformação, proporcionando um alinhamento entre suas crenças e as experiências que deseja na vida. 

A técnica visa eliminar bloqueios estruturais, alterações posturais, dores agudas e crônicas, com a ajuda de um instrumento mecânico que produz uma vibração simples, suave e eficaz sem stress para o paciente, com resultados rápidos e seguros.

Permite ajustes específicos, promovendo a ativação dos micro movimentos, desbloqueando as articulações através de pequenos impactos em pontos específicos. E baseado num protocolo de avaliação estruturado e a escolha e obtida por um série de testes que determinam a localização e o sentido do bloqueio.

 

A vibração envia uma informação ao corpo, o qual aceita e desencadeia seu processo de auto cura, restabelecendo uma amplitude normal não dolorosa nas articulações e relaxando os músculos. 

A terapia manual é a área da fisioterapia que contempla o uso de um conjunto de técnicas manuais em benefício do paciente. 

Possui uma visão global do organismo e utiliza-se de recursos diagnósticos e terapêuticos em estruturas que a fisioterapia convencional não atua, como por exemplo, mobilizações articulares, manipulação visceral, miofascial, craniana e neural. Em muitas das vezes é possível tratar um paciente sem encostar na região da dor.

 

Os objetivos básicos gerais das técnicas são: aumentar a flexibilidade de músculos, cápsulas, ligamentos, tendões e nervos; prevenir ou reduzir aderências e inflamações locais. Promover melhora na lubrificação e na mobilidade destas estruturas; auxiliar no equilíbrio do sistema nervos; e como consequência aliviar a dor e os sintomas associados.

A PNS é um tratamento manual que atua por meio de estímulos neurossensorias, que de forma simples, rápida e eficaz, normaliza a função de todos os sistemas corporais transformando o quadro clínico sintomático do paciente em um quadro de regularização funcional e bem-estar. Apresenta uma abordagem hierarquizada sobre os tecidos e sistemas corporais que evidencia as disfunções pela sua origem. 

É uma modalidade de terapia manual, que possui uma proposta de integrar os diferentes sistemas do corpo a partir das percepções individuais sobre o próprio corpo, sobre o toque no corpo.

Os princípios do tratamento seguem a filosofia osteopática e as leis osteopáticas.