Mitos e verdades da alimentação saudável

1 abr

Mitos e verdades da alimentação saudável

A alimentação é algo muito mais complexo do que podemos imaginar. Essa é a única forma que nosso organismo tem para obter nutrientes. Por isso é fundamental ter uma alimentação saudável, para ingerir todos os macro e micronutrientes essenciais para nossas funções vitais. Os macronutrientes, são: as proteínas (carnes, ovos, laticínios, etc.), os carboidratos (massas, tubérculos, etc.) e lipídeos (oleoginosas, azeite de oliva, óleos vegetais, etc.) e os micronutrientes são compostos pelas vitaminais e minerais.

  Com o aumento do acesso à informação, estamos o tempo todo expostos a diversas teorias criadas sobre hábitos saudáveis, incluindo a alimentação. Mas, nem todas as informações se aplicam a todas as pessoas. Por esse motivo, decidi explicar alguns mitos e verdades sobre a alimentação saudável.

  • Dieta e reeducação alimentar são a mesma coisa?

Falso – Dieta tem ligação com restrição e geralmente tem uma data específica para acabar (Como uma dieta pós cirúrgica por exemplo). Já a reeducação alimentar é uma mudança de habito, melhorando a relação com a comida, sem restrições e que deve ser levado para o resto da vida.

  • Os carboidratos são os vilões da alimentação saudável?

Falso – O carboidrato é a primeira fonte de energia do nosso corpo e a única fonte de energia cerebral. Quando diminuímos a ingestão desse macronutriente, o organismo produz corpos cetônicos que podem ocasionar dores de cabeça, alterações de humor, insônia, halitose, fadiga, etc. Uma dieta restrita em carboidrato é apenas uma estratégia nutricional, aplicada em alguns casos para tratamento de doenças crônicas como o diabetes, mas deve ser sempre acompanhada por um nutricionista.

  • Todas as pessoas devem tomar 2L de água por dia?

Falso – A ingestão hídrica varia de pessoa para pessoa, de acordo com seu peso. É recomendada a ingestão de água de 35ml por Kg de peso.

Por exemplo: uma pessoa de 70Kg deve ingerir cerca de 2,45L/dia. Além da ingestão de outros tipos de liquido como chás, sucos, água de coco, etc.

  • Aquecer o azeite de oliva é prejudicial a saúde?

Falso- estudo já comprovaram que a utilização de azeite de oliva para cocção não faz com que o mesmo perca suas propriedades antioxidantes, isso só ocorre quando o mesmo é exposto a temperaturas acima de 180oC por muito tempo. Esquenta-lo não faz com que o mesmo crie substancias tóxicas e nem cause danos a saúde.

  • Comer ovo aumenta o colesterol?

Falso- O ovo contém colesterol mas não é o responsável por aumentar os níveis sanguíneos.  São diversos fatores que podem causar o aumento do LDL (colesterol ruim), dentre eles a ingestão de gorduras, hábitos de vida ruins, hereditariedade.

  • Todo alimento integral é bom?

Não, nem todos. Para avaliar se o alimento é realmente integral, é necessário prestar atenção na lista de ingredientes que geralmente está descrita no verso do rótulo. Os ingredientes são descritos em ordem decrescente (ex: se em uma barra de cereal o primeiro ingrediente é floco de arroz ou açúcar, quer dizer que o mesmo está em maior concentração do que os demais).

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